Estância Velha - Um dia cheio de expectativas e novidades nesta segunda-feira, dia 19, com a Volta às Aulas na rede municipal de Estância Velha. Segundo informações da Semec, com o incio do ano letivo serão 1200 alunos na educação infantil municipal, 1000 crianças nas creches conveniadas e 5800 estudantes nas escolas fundamentais.
Para 2024, apesar de dúvidas da comunidade sobre a situação da educação municipal, de como ficará a questão da falta de alguns profissionais no quadro de professores e o que isso poderá impactar no decorrer do ano, além de demandas existentes em algumas escolas como a falta de mesas e cadeiras na EMEF Nicolau Anselmo Wecker, amplamente divulgada na redes sociais, as aulas iniciam com o objetivo de reencontro, de novas experiência e de aprendizado.
Educação em Movimento
Para o Ano letivo de 2024, a Semec terá como proposta pedagógica "Educação em Movimento: humanização, autenticidade e sentidos", que pretende envolver os temas já explorados nos anos anteriores, como o protagonismo e as diferentes metodologias, tudo para qualificar o ensino ofertado na rede municipal, conforme relato do prefeito.
"Hoje, dia 19/2, teremos o início do ano letivo da Rede Municipal, onde nossas equipes gestoras e docentes organizaram o acolhimento de, aproximadamente, 7600 estudantes da rede municipal. Durante o período de férias escolares, a secretaira realizou diferentes manutenções nas escolas, como: dedetização, roçadas, manutenções elétricas, hidráulicas, prediais, sistema de monitoramento,...Uma novidade neste ano será o tradicional Seminário Municipal de Educação, que será realizado ao longo do ano letivo, com o objetivo de qualificar os docentes da redes", afirma Diego Francisco.
Em relação a manutenções internas nos estabelecimentos de ensino municipal, "estão sendo feitas, mesmo no período de férias", destacou.
"Importante ressaltar que todo ano iniciamos com falta de professores pois temos aposentadorias, exonerações e atestados; Porém, este é o ano que menos terá falta. Menos que em 2021, menos que em 2022 e 2023", assegura o chefe do executivo local.
Melhorias em andamento
O titular da secretaria municipal de Educação e Cultura, Gustavo Guedes, cerca de 8 mil estudantes iniciam as aulas hoje, conforme detalhado anteriormente. "Todos vão retornar nesta segunda, dia 19", confirma.
Em relação à manutenções e consertos necessários nas escolas municipais, o secretário destacou: "Foram feitos os mais diversos reparos, assim como a manutenção e aquisição de ar condicionado nas diversas escolas. Porém, tanto os reparos prediais, manutenção e aquisição de equipamentos vão continuar ocorrendo ao longo do mês de fevereiro", assegurou Guedes.
Falta de professores e demandas
O ano letivo de 2024 inicia de forma um pouco atípica na cidade, isso é fato. O até então tradicional Seminário de Educaçãoo todos os anos para recepcionar o corpo docente e diretivo das escolas municipais não ocorreu. Conforme informado pelo prefeito, esta ação será realizada no decorrer do ano como forma de formação contínua destes profissionais.
No entanto, as equipes diretivas de cada escola realizaram reuniões e atividades de recepção aos colaboradores e ao corpo docente. Para 2024, as expectativas estão grandes, principalmente sobre a falta de professores ainda existente em algumas.
Em uma EMEF do bairro Floresta, o quadro de professores está quase completo, faltam 1 de matemática (que está sendo confirmada a contratação) para uma turma e 1 de artes, mas esta já está em processo admissional, já existe o contrato e deve iniciar no final da próxima semana. Quanto aos auxiliares, esta escola recebeu cinco, pois tinham apenas dois, e ainda faltam três para o turno da tarde.
Quanto às manutenções: nas férias foram feitas a pintura de todo o saguão, corredores internos e escada, além de pequenos consertos, trocas de vidros todos com verba da APM e autonomia da própria escola, que aguarda para este ano o repasse dos recursos previstos pelas verbas impositivas de vereaores que auxiliarão.
Nos dias 14, 15 e 16 foram realizadas reuniões internas na escola para preparação e organização do retorno dos estudantes. Nesta EMEF a prefeitura realizou desinsetização e desratificação.
Na EMEF Nicolau Anselmo Wecker, no bairro Rincão dos Ilhéus, além da falta de professores para iniciar as aulas, está com falta de mesas e cadeiras. A escola realizou uma reunião com pais e APM para expor a situação.
A EMEI Mundo da Criança há informações de que um ar condicionado de uma das salas dos pequenos está quebrado, aguardando conserto, e que o Berçário 1 não iniciará as aulas esta semana ainda por falta de auxiliar.
Mudanças de postura
Em consequência das alterações no plano de carreira dos professores da rede municipal, o ano letivo de 2024 poderá ter mudanças de postura de professores em algumas atividades até então executadas com afinco por muitos deles. Conforme informações da Asspe, uma reunião foi realizadas com APMs e Conselhos Escolares para apresentar a situação de falta de professores no quadro funcional.
Alguns dos profissionais que atuam nas escolas municipais estão preparando mudança de postura na atuação deste ano, muitos projetam não aceitar mais algumas situações que de fato não são de sua responsabilidade, como assumir três turmas ao mesmo tempo e lecionar para uma turma com o número superior de alunos ao permitido.
A realidade
Na verdade, o real perfil da educação municipal será apresentado e vivenciado a partir desta data com fatos e ações concretas do cotidiano de cada escola e de cada quadro funcional e estrutura predial e de materiais.
É preciso lembrar que a educação dos estudantes vem de casa, portanto, é fundamental a orientação das famílias quanto ao respeito, ao convívio e a postura dos alunos em sala de aula, em relação aos colegas, aos professores e toda a estrutura escolar. Aos professores e ao espaço de ensino competem as ações de aprendizado, de aplicação de conhecimento em disciplicas curriculares e de apoio à formação de cidadãos.
A família é parte integrante do processo educacional, e a parceria com a escola é imprescindível.