Estância Velha - Dando seguimento às ações permanentes de combate ao mosquito da dengue, o município realizou no sábado, dia 20, uma ação de pulverização em diferentes regiões da cidade.
A atividade foi conduzida pela Vigilância em Saúde (Visa). Foram 14 pontos estratégicos que receberam o processo de pulverização.
O inseticida aplicado serve para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti e trata-se de uma medida adicional, e que, por mais que a população veja como determinante, não é o meio ideal, que deve ser sempre focado na eliminação dos criadouros do mosquito. “Combater o mosquito já adulto não é suficiente para eliminar os riscos, por isso contamos com o apoio de toda a população para manter os alertas de não deixar água parada nos pátios”, afirma a coordenadora da VISA, Eliane Fleck.
A técnica aplicada foi a borrifação intradomiciliar residual (BRI), que é baseada na biologia e ecologia do mosquito. Ela consiste na aplicação de inseticida com alto poder residual nos locais preferenciais de repouso do vetor. Esta aplicação direcionada é realizada dentro dos prédios e direcionada para algumas paredes. O inseticida tem uma duração de até seis meses.
O veneno foi aplicado nas EMEIs Flores do Campo, Criança Feliz, Rincão dos Pequeninos e Raios do Sol Nascente, nas EMEFs Presidente Kennedy, Reinato Trein, Anita Garibaldi, Pedro de Quadros Bittencourt, Nicolau Anselmo Wecker, e Fernando Ferrari, e nos Postos de Saúde Rincão dos Ilhéus 1 e 2, Campo Grande, e Lago Azul.
Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, mais uma ação semelhante está programada para o dia 18 de maio, dando continuidade a pulverização nos locais de maior incidência de casos positivos da dengue.