Estância Velha - Nesta quarta-feira, dia 18, foi realizada a cerimônia de diplomação do prefeito, do vice+prefeito e de Vereadores eleitos no pleito de 2024. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Estância Velha em cerimonial conduzido pelo Chefe do Cartório Eleitoral de Estância Velha, José Eduardo, e a diplomação executada pelo Juiz Eleitoral, Maurício de Rosa Avila.
Este ano, receberam o diploma em mãos somente o prefeito Diego Francisco, e o vice, Airton Haag, por determinação do presidente do TRE/RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Os diplomas dos demais eleitos, os vereadores, estarão disponíveis no site do TRE a partir desta quinta-feira, dia 19 de dezembro.
O diploma é um documento que a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Na diplomação, ocorre a entrega destes documentos, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral (Fonte: https://www.tse.jus.br/eleicoes/historia/processo-eleitoral-brasileiro/diplomacao-dos-eleitos/diplomacao-dos-candidatos-eleitos)
Para o prefeito Diego Francisco, o rito cumpre mais um degrau no processo democrático brasileiro. “É uma forma de reforçar todos os momentos que tivemos no último pleito, além de nos preparar para os próximos quatro anos, onde pretendemos continuar avançando em diversas áreas”, descreveu.
📷PMEV
📷CMEV
📷 Reprodução Instagram