Estância Velha - Moradores de Estância Velha e de Novo Hamburgo, mais precisamente do Rincão Gaúcho e da Roselândia, além de familiares de vítimas de acidentes no local, participaram na manhã do domingo, dia 27, da Manifestação Pela Vida e Pelo Fim do Trecho da Morte na BR 116. Um ato organizado pelo movimento @trechodamorte, idealizado pelos moradores, com apoio de de várias frentes políticas e institucionais.
Foram três horas de uma ação totalmente pacífica, organizada, ordeira e que repercutiu principalmente com os pedidos às autoridaes, ao ministro Renan Filho, ao DNIT e a quem puder solucionar a questão de melhorias, seja a duplicação da rodovia, a implantação de um viaduto de acesso ou medidas paleativas até uma definição de obra que realmente acabe com os graves acidentes no trecho que compreende Novo Hamburgo até Dois Irmãos.
Somente no trecho citados pelos manifestantes, em 2023, foram registradas 11 mortes. Com cartazes de frases impactantes e reflexivas, camisetas do movimento ou com homenagem à vítimas fatais, além da presença de familiares de pessoas que foram à óbito no local, ou acidentados que sobreviveram, o ato contou com um numeroso grup de pessoas de ambos municípios.
O grupo organizador, conforme Márcia Konig, uma das integrantes, seguirá com o objetivo de chamar a aenção das autoridades até que alguma atitude seja realizada de fato, pelo fim do trecho da morte na rodovia.