Esta semana vivi uma situação que acredito que muita gente já experimentou. De repente, meu ouvido esquerdo simplesmente trancou. E, junto com o desconforto, veio algo que sempre me incomoda nessas horas: comecei a ouvir minha própria respiração.
Quando tudo está normal, prestamos atenção ao que vem de fora. Mas, quando o ouvido tranca, parece que ficamos presos dentro de nós mesmos. Já se sentiu assim?
Pensando nisso, percebi como, muitas vezes, também temos dificuldade de ficar sozinhos com nossos pensamentos. O silêncio pode trazer lembranças desagradáveis, erros do passado, preocupações e culpas. Nossa consciência nos acusa e, na verdade, ela tem razão em fazer isso.
Quanto mais olhamos para nós mesmos com honestidade, mais percebemos nossas limitações. Descobrimos que até mesmo nossas melhores ações costumam carregar interesses egoístas misturados. Ajudamos alguém, mas queremos de ser reconhecidos, nem que seja com “gratidão”. Fazemos o que é certo, mas também queremos preservar nossa imagem. E essa percepção nos deixa inquietos.
Martinho Lutero observava que uma das estratégias favoritas do diabo é justamente manter nossos olhos fixos em nós mesmos. Porque, quando olhamos apenas para dentro, encontramos pecado, fracasso, culpa e insuficiência. Nesse contexto, é atribuída a ele uma frase muito conhecida:
“Quando olho para mim, não vejo como posso ser salvo; mas quando olho para Cristo, não vejo como posso me perder.”
É importante olhar para nós mesmos para reconhecer nossas limitações. Mas Deus não quer que fiquemos presos nelas. Ele nos mostra nosso pecado para que possamos enxergar algo muito maior: seu Filho carregando nossos pecados na cruz.
Em Efésios 2.1-10, Paulo lembra que estávamos mortos em nossos pecados, mas Deus, por sua graça, nos deu vida em Cristo. A salvação não depende de nós; ela é presente de Deus. Por isso, a solução não está em olhar cada vez mais para dentro, mas justamente o contrário: olhar para Jesus!
Quando meu ouvido finalmente voltou a funcionar normalmente, senti um grande alívio! Eu podia novamente prestar atenção ao que vinha de fora. Talvez Deus esteja nos convidando para algo parecido hoje: pare de ouvir apenas a si mesmo, de olhar apenas para dentro. Ouça a Palavra que vem de fora de você e te diz, “Olhe para mim, ouça o que eu tenho para lhe dizer, fique perto de mim. Eu te amo. Eu entreguei meu Filho por você. Seus pecados estão perdoados! Você é meu.”
Comentários: