Estância Velha - Na tarde de segunda-feira, dia 18, a Comissão Parlamentar Fiscalizatória - CPF da Câmara de Vereadores recebeu o Comandante do Corpo de Bombeiros de Estância Velha, Tenente Luciano Duarte, a presidente dos Bombeiros Voluntários, Jéssica, o vice-presidente dos bombeiros voluntários, Souza e o coordenador Operacional do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro - SCAB de Maratá, Diego Alberto, para uma conversa sobre as dificuldades enfrentadas pela corporação na cidade.
O Tenente Duarte informou que assumiu a corporação em 2020 e que sempre encontrou dificuldades na manutenção dos serviços do corpo de bombeiros local. Atualmente, a corporação conta com apenas quatro militares por dia de serviço, então, quando há a ocorrência simultânea, há um aumento no tempo de atendimento devido ao baixo efetivo.
O comandante Duarte ainda informou que os voluntários estão presentes na corporação conforme a possibilidade de cada um, e que não consegue fazer a inclusão de novos voluntários devido à falta de uniformes e equipamentos. Outro ponto importante apresentado por Duarte, é a necessidade de uma ambulância SAMU para os atendimentos no segmento de saúde pública que acabam sendo feitos pelos bombeiros, devido à carência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Na oportunidade, o Coordenador Operacional do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro - SCAB de Maratá, Sr. Diego Alberto, explicou que, se o município disponibilizar os serviços da ambulância da SAMU, terá um custo mensal de R$ 69.000,00. Entretanto, apresentou um projeto que está sendo executado no município de Casca, em que o Poder Executivo repassa R$ 27.900,00 de verbas, destinadas dos governos Estadual e Federal, e o município tem como contrapartida apenas o combustível, manutenção do veículo e a disponibilização dos insumos utilizados nos atendimentos da SAMU.
O Presidente da Frente Parlamentar em Prol da Saúde, informou que a frente realizará uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Yuri Campos, na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, para tratar sobre o assunto e alternativa trazidos pelo Corpo de Bombeiros.
"A Frente Parlamentar vai se reunir com o mesmo propósito da sua criação: fomentar e discutir ações públicas em prol da saúde estanciense. Neste momento iremos apresentar ao secretário de Saúde a proposta de, em parceria com a associação do Corpo de Bombeiros, termos atendimentos do SAMU em Estância Velha. É algo novo, mas possível. E certamente trará benefícios para a população." declarou o presidente da Frente, vereador Lucas Argentino.
A CPF é composta pelos vereadores: Presidente - Antônio Worst, Relator - Carlito Borges e Secretário - Lucas Argentino.
Em conversa com a reportagem do Estância Velha Notícias, o comandante do quartel local, Tenente Duarte destacou seu está foi a primeira vez que a Câmara Municipal chamou algum representante da corporação dos bombeiros para tratar sobre a realidade e os desafios e dificuldades enfrentados já há algum tempo.
"Foi muito importante é valida a reunião com os vereadores. Pudemos expor as dificuldades enfrentadas e está questão dos atendimentos simultâneos sem temos estrutura material e de efetivo. Quando sai o caminhão, são necessários três bombeiros acompanhando, desta forma não temos pessoal para então sair em atendimento na ambulância. É imprescindível que sejam disponibilizados mais serviços de emergência no município. Sugerimos que disponibilizem uma ambulância no Melhor em Casa ou o SAMU, enfim, fortalecer este serviço de saúde pública na cidade. Desta forma, nesta sexta agora, teremos uma reunião com o secretário municipal de Saúde para estudar uma parceria, um repasse de recursos para fortalecer estes serviços à comunidade", pontua Ten. Duarte.
📷CMEV