Aguarde, carregando...

Sábado, 06 de Junho 2026
Política

Bombeiros de Estância Velha apresentam na Câmara de Vereadores as dificuldades enfrentadas pela corporação

Comando do Corpo de Bombeiros e representantes dos Bombeiros falaram sobre a situação da corporação local na reunião da Comissão Parlamentar Fiscalizatória do Legislativo municipal; também foi colocado em pautacolocam em pauta um projeto sobre SAMU no município

Leila Ermel
Por Leila Ermel
Bombeiros de Estância Velha apresentam na Câmara de Vereadores as dificuldades enfrentadas pela corporação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estância Velha - Na tarde de segunda-feira, dia 18, a Comissão Parlamentar Fiscalizatória - CPF da Câmara de Vereadores recebeu o Comandante  do Corpo de Bombeiros de Estância Velha, Tenente Luciano Duarte, a presidente dos Bombeiros Voluntários, Jéssica, o vice-presidente dos bombeiros voluntários, Souza e o coordenador Operacional do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro - SCAB de Maratá, Diego Alberto, para uma conversa sobre as dificuldades enfrentadas pela corporação na cidade.

O Tenente Duarte informou que assumiu a corporação em 2020 e que sempre encontrou dificuldades na manutenção dos serviços do corpo de bombeiros local. Atualmente, a corporação conta com apenas quatro militares por dia de serviço, então, quando há a ocorrência simultânea, há um aumento no tempo de atendimento devido ao baixo efetivo.

O comandante Duarte ainda informou que os voluntários estão presentes na corporação conforme a possibilidade de cada um, e que não consegue fazer a inclusão de novos voluntários devido à falta de uniformes e equipamentos. Outro ponto importante apresentado por Duarte, é a necessidade de uma ambulância SAMU para os atendimentos no segmento de saúde pública que acabam sendo feitos pelos bombeiros, devido à carência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leia Também:

Na oportunidade, o Coordenador Operacional do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro - SCAB de Maratá, Sr. Diego Alberto, explicou que, se o município disponibilizar os serviços da ambulância da SAMU, terá um custo mensal de R$ 69.000,00. Entretanto, apresentou um projeto que está sendo executado no município de Casca, em que o Poder Executivo repassa R$ 27.900,00 de verbas, destinadas  dos governos Estadual e Federal,  e o município tem como contrapartida apenas o combustível, manutenção do veículo e a disponibilização dos insumos utilizados nos atendimentos da SAMU.

O Presidente da Frente Parlamentar em Prol da Saúde, informou que a frente realizará uma reunião com o secretário municipal de Saúde,  Yuri Campos, na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, para tratar sobre o assunto e alternativa trazidos pelo Corpo de Bombeiros.

"A Frente Parlamentar vai se reunir com o mesmo propósito da sua criação: fomentar e discutir ações públicas em prol da saúde estanciense. Neste momento iremos apresentar ao secretário de Saúde a proposta de, em parceria com a associação do Corpo de Bombeiros, termos atendimentos do SAMU em Estância Velha. É algo novo, mas possível. E certamente trará benefícios para a população." declarou o presidente da Frente, vereador Lucas Argentino.

A CPF é composta pelos vereadores: Presidente - Antônio Worst, Relator - Carlito Borges e Secretário - Lucas Argentino.

Em conversa com a reportagem do Estância Velha Notícias, o comandante do quartel local, Tenente Duarte destacou seu está foi a primeira vez que a Câmara Municipal chamou algum representante da corporação dos bombeiros para tratar sobre a realidade e os desafios e dificuldades enfrentados já há algum tempo. 

"Foi muito importante é valida a reunião com os vereadores. Pudemos expor as dificuldades enfrentadas e está questão dos atendimentos simultâneos sem temos estrutura material e de efetivo. Quando sai o caminhão, são necessários três bombeiros acompanhando, desta forma não temos pessoal para então sair em atendimento na ambulância. É imprescindível que sejam disponibilizados mais serviços de emergência no município. Sugerimos que disponibilizem uma ambulância no Melhor em Casa ou o SAMU, enfim, fortalecer este serviço de saúde pública na cidade. Desta forma, nesta sexta agora, teremos uma reunião com o secretário municipal de Saúde para estudar uma parceria, um repasse de recursos para fortalecer estes serviços à comunidade", pontua Ten. Duarte.

 

📷CMEV

 

 

 

 

 

 

Leila Ermel

Publicado por:

Leila Ermel

Mãe e jornalista especializada em Estância Velha e Ivoti.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Estância Velha Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR