Estância Velha - A rede primária de saúde está engajada nas atividades preventivas alusivas ao Outubro Rosa. A organização é das equipes de saúde pública da secretaria de Saúde (SMS), com foco especial nos bairros, realizando orientações, exames, testes rápidos e oficinas diretamente nas unidades de Saúde.
A programação iniciou na semana passada, na Unidade de Saúde do Rincão Gaúcho, com rodas de conversa sobre estilo de vida e saúde, importância dos exames preventivos, momento cultural com roda de violão, onde as mulheres deram vozes aos seus sentimentos, encerrando com dança. Participaram em torno de 50 pessoas.
Prevenção
No sábado, dia 11, foi a vez das Unidades de Saúde do Campo Grande, Floresta e Lago Azul. A comunidade participou de rodas de conversas sobre saúde da mulher, com orientações voltadas à prevenção. Também foram realizados momentos de coffee break e atividades lúdicas, além de maquiagem, manicure, dicas de alimentação saudável, oficina de artes e muitos mimos e diversão.
Mês de conscientização
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que envolve ações de mobilização social e divulgação sobre a doença. Durante o mês de outubro, a campanha alerta para a detecção precoce e a busca por serviços de saúde, além de promover a discussão sobre a saúde da mulher de forma mais ampla. No dia 14/10 - foi a vez da Unidade de Saúde do Nova Estância.
Programação Outubro Rosa 2025
18/10 - Unidade de Saúde do Bela Vista, dia todo
21/10 - Unidade de Saúde do Rincão I, das 13h30 às 17h
25/10 - Unidade de Saúde do Centro, das 8h às 12h
30/10 - Unidade de Saúde do Rincão II, das 14h às 17h
📷 PMEV