Estância Velha - Nesta terça-feira, dia 30 de setembro, no auditório do SENAI, a Defesa Civil de Estância Velha realizou o ato oficial de lançamento do Projeto “Defesa Civil na Escola: Educação Resiliente”, iniciativa que busca aproximar a comunidade escolar dos temas relacionados à prevenção, resposta e conscientização sobre desastres naturais e emergências. “Com este projeto, queremos formar cidadãos mais preparados e conscientes, capazes de agir com responsabilidade diante das adversidades. A educação é a base para construir comunidades mais resilientes e seguras”, explica o Chefe da Defesa Civil, Kairo Campos.
O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito Diego Francisco, do vice-prefeito Airton Haag, e secretários, além dos alunos das escolas Selvino Ritter e Germano Dauernheimer. Também teve a participação do Colégio São José do Município de Roca Sales, com a peça teatral “Sintonia de Memórias”, criada em 2024 pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio. A peça coordenada pela professora Evelise Mesacasa trouxe um momento de reflexão sobre a tragédia vivida na enchente de 2024.
Objetivos
Os objetivos centrais do projeto são: educar os alunos sobre prevenção e resposta a desastres naturais e emergências, oferecendo informações práticas e úteis para diferentes situações; desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisões, preparando os estudantes para agir de forma responsável em cenários adversos; promover a conscientização sobre a importância da defesa civil na comunidade, fortalecendo a cultura de prevenção e engajamento social. “Queremos que os nossos estudantes aprendam a perceber pequenos riscos e como preveni-los”, explica Kairo.
Início
O chefe da Defesa Civil, Kairo Campos, e a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr, já alinharam a realização de uma reunião pedagógica para construir o calendário nas escolas e dar início ao projeto. “Com certeza o projeto será de suma importância para preparar os nossos alunos para enfrentar qualquer eventual dificuldade e situações de risco, tanto na escola quanto nas suas casas”, destaca Cristiane.
Teatro de colégio de Roca Sales trouxe reflexão
Para finalizar o lançamento deste projeto significativo para os estudantes da faixa etária de 12 a 14 anos, que será implantado nas escolas do município, uma peça teatral do Colégio Scalabriano São José, de Roca Sales, trouxe uma reflexão e os impactos das enchentes de 2023 e 2024, que causaram tragédia, perdas e momentos marcantes no RS, mas muito especialmente naquela cidade e arredores.
Rádio como conexão
Na peça teatral, criada por alunos do colégio, eles fazem uma homenagem ao rádio destacando os áureos tempos de quando ele era o único veículo de comunicação, sua evolução informando a história de cada década.
Mas no período pós enchentes, quando a cidade não tinha energia elétrica, água, internet e celulares, a geração digital resgatou sua conexão familiar e passou a reconhecer novamente a importância do rádio de pilha, que passou a ser a única fonte de notícias por um período marcante.
📷 Leila Ermel /EVN
📷 PMEV
Comentários: