Estância Velha - Durante toda a quinta-feira, dia 16, o espaço arena do Fly.Hub Sapiranga recebeu cerca de 300 pessoas para o 1º Fórum Regional de Segurança Pública Municipal. Entre os participantes estiveram agentes municipais de segurança, secretários, autoridades policiais, deputados, vereadores e gestores da área.
O objetivo do encontro foi colocar em pauta temas pertinentes para um trabalho mais integrado na esfera da municipalidade, com o foco regional. O evento foi organizado pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade de Sapiranga, contando com a participação de representantes de aproximadamente 30 Guardas Civis Municipais.
Estância Velha foi destaque no 1º Fórum Regional de Segurança Pública, com os coordenadores do Programa Mulheres Protegidas da Guarda Cívil Municipal.
O evento ocorreu para incentivar a integração entre guardas municipais e demais órgãos de segurança e fiscalização. Sob o tema: “Agendas convergentes, soluções duradouras”, os painéis e palestras trouxeram a troca de experiências, análise de dados e outros pontos importantes para gestão e operação de segurança dentro da esfera municipal.
Além de Estância Velha e o anfitrião, Sapiranga, outros municípios da região também fizeram parte da elaboração do evento, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo e Gravataí. Ao todo, 31 municípios da região Metropolitana e Vales estão envolvidos no Pacto Integrador de Segurança Pública que será um dos pontos em debate. Representando Estância Velha estiveram presentes o Secretário de Segurança, Oséias Vieira, o comandante da GM, Éder Castro, além de Carol Vanzin Hoffmann, assistente social e coordenadora do CREAS.
"Foi um sucesso total. O 1° Fórum Regional aqui da nossa região focado na nossa área, trouxe autoridades nacionais e o nosso painel do Mulheres Protegidas foi um dos mais dos impactantes e emocionantes. Os participantes aprovaram , as pessoas de várias cidades vieram procurar pois vão querer criar o programa em seus municípios. Porque eles entenderam como é que funcionava e não tinham essa ideia do macro sistema que o projeto se encontra e dos resultados obtidos" destaca Eder.
Mulheres Protegidas
Estância Velha já é referência quando o assunto é o combate à violência doméstica contra as mulheres. A cidade foi a primeira do Estado a lançar o programa de proteção às mulheres e colhe expressivos resultados e diminuição nos índices de violência.
O Programa Mulheres Protegidas é gerido por uma equipe e conta com o Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Civil Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas. O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica.
A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). Além disso, é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.
📷 Marcos Batista/GCMEV
📷 Claudia Silva/Pref Sapiranga
📷 Reprodução Instagram