Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Saúde

Município tem primeiro caso de dengue confirmado em 2024

O caso foi registrado no bairro Campo Grande e equipes da Vigilância em Saúde seguem com ações preventivas na cidade

Leila Ermel
Por Leila Ermel
Município tem primeiro caso de dengue confirmado em 2024
PMEV
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Estância Velha,- A Vigilância em Saúde (VISA),registrou o primeiro caso de dengue no município em 2024. O caso foi catalogado no bairro Campo Grande. Em 2023 os índices da doença foram reduzidos em 95% em relação a 2022 (caíram de 1.687 para 86 casos), mas serviço de prevenção foi ampliado.

Na manhã de sexta-feira, dia 12, as equipes realizaram uma vistoria ampliada no bairro Campo Grande. Ao todo, oito agentes foram a campo realizar visitas domiciliares para orientar famílias e moradores. As visitas já vinham ocorrendo desde o ano passado e seguirão sendo realizadas durante todos os meses de verão. A época é tradicionalmente propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “

Ações preventivas
Algumas ações preventivas são realizadas frequentemente pela Vigilância. Entre elas estão o monitoramento de pontos estratégicos (catadores/recicladores, borracharias, floriculturas, cemitérios). Atualmente 41 imóveis são monitorados quinzenalmente, com aplicação de inseticida caso haja foco. São feitas ainda as distribuições de telas protetoras de ralos e bombonas expostas a água da chuva, que impedem a deposição de ovos do mosquito e, consequentemente, o desenvolvimento de larvas e pupas; os mutirões de limpeza realizados em áreas específicas (cemitérios, regiões com relato de novos casos ou de aumento da incidência de ovos);

Leia Também:

Ovitrampas
Um dos meios mais eficientes de monitoramento do Aedes aegypti é feito pelo programa Ovitrampas - instalados em locais estratégicos do município, essas armadilhas atraem a fêmea do mosquito, que nela depositam seus ovos. Nos dias 14 e 15 de dezembro foram colocadas armadilhas de monitoramento em diversos bairros da cidade. Após o recolhimento foram detectados residências com mais de 100 ovos por armadilha nos bairros Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente, União, Floresta e Lago Azul. Através do Ovitrampas a equipe da VISA retirou no mês de novembro 612 ovos e realizou dezesseis monitoramentos em torno dos focos. No mês de dezembro foram retirados da natureza 3.129 ovos.

Visitas domiciliares
O principal fator da redução de casos em Estância Velha se deu por conta da eficiência do trabalho realizado de visitas domiciliares permanentes, conduzidas pelos agentes de endemia. As visitas ocorrem durante o ano todo em todos os imóveis do município. Os moradores e proprietários recebem orientações quanto aos cuidados voltados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Caso haja algum foco no momento da inspeção, os espécimes são devidamente coletados para posterior análise em laboratório próprio, e biolarvicida é usado em situações em que não é possível a remoção do depósito. O resultado da análise é informado dentro de poucos dias ao morador, juntamente com instruções que reforçam a importância de monitorar constantemente sua residência, comércio ou terreno. Em novembro os agentes de endemias inspecionaram 1.830 residências, e em dezembro 1.606 residências foram inspecionadas.

 

Leila Ermel

Publicado por:

Leila Ermel

Mãe e jornalista especializada em Estância Velha e Ivoti.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Estância Velha Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR