Aguarde, carregando...

Domingo, 28 de Junho 2026
Carregando jogos...
Geral

Noite do Brincar nesta sexta

Ação faz parte dos projetos do Grupo de Trabalho Criança na Cidade para valorização da primeira infância no município

Leila Ermel
Por Leila Ermel
Noite do Brincar nesta sexta
PMEV
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estância Velha - O município criou um grupo de trabalho com o objetivo de planejar e executar ações multissetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância.

O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, liderado pela coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen, teve o primeiro encontro do ano, no dia 19 de fevereiro, para tratar da elaboração do Plano Municipal que prevê as ações para 2024.

O GT é composto por um representante de cada secretaria municipal e tem a responsabilidade de criar políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, que no futuro vão refletir em todos os aspectos nas suas vidas.

Leia Também:

No ano passado, ocorreram as atividades “Vem Brincar na Praça”, e a “Blitz Brincante”, ações que oportunizaram às crianças o contato com atividades multissetoriais, como prevenção à saúde, cuidados com o meio ambiente, leitura, teatro, brincadeiras populares antigas, como perna de pau, pula corda, amarelinha, entre outras.

Noite do Brincar

A primeira ação deste ano será a “Noite do Brincar”, nesta sexta-feira, dia 15 de março, a partir das 18h, na Avenida Presidente Vargas. A atividade ratifica que a primeira infância é o período no qual é importante dar ênfase às ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de fortalecer as relações e a confiança através do brincar, criando memórias afetivas entre pais e filhos.

*Nas áreas de lazer dos bairros*
O GT Criança na Cidade pretende levar estas atividades também para os bairros aproximando ainda mais a comunidade local e criando cada vez mais o sentimento de pertencimento, ocupando as áreas de lazer que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura. 
Nos últimos dois anos, a Prefeitura já revitalizou 13 espaços públicos à comunidade (Praça Walter Jacob Bauermann/Hollywood, no Loteamento Veneza, no bairro das Rosas, na Tico-Tico/União, Praça Leonel Brizola, Rincão dos Ilhéus, Lago Azul, Sol Nascente, Bela Vista, Praça 1º de Maio, Bela Vista. Todas com novos brinquedos (ou reformados), bancos, pintura, lixeiras e espaços de convivência. Outro projeto do GT é a criação de um grupo de escuta formado por crianças, para que a cidade seja vista através da percepção delas.   

*Nas escolas*
Em 2023 a equipe gestora da Semec deu início a uma ação de potencializar os espaços externos nas escolas, a partir da escuta das crianças. Este projeto piloto foi realizado nas escolas EMEI Rincão dos Gauchinhos, EMEI Criança Feliz, EMEI Estância das Crianças e EMEF José de Alencar. A ideia é expandir este projeto para todas as escolas municipais. 

_Fotos: Sandra Costa/PMEV_

Leila Ermel

Publicado por:

Leila Ermel

Mãe e jornalista especializada em Estância Velha e Ivoti.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Estância Velha Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR