Estância Velha - O município criou um grupo de trabalho com o objetivo de planejar e executar ações multissetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância.
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, liderado pela coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen, teve o primeiro encontro do ano, no dia 19 de fevereiro, para tratar da elaboração do Plano Municipal que prevê as ações para 2024.
O GT é composto por um representante de cada secretaria municipal e tem a responsabilidade de criar políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, que no futuro vão refletir em todos os aspectos nas suas vidas.
No ano passado, ocorreram as atividades “Vem Brincar na Praça”, e a “Blitz Brincante”, ações que oportunizaram às crianças o contato com atividades multissetoriais, como prevenção à saúde, cuidados com o meio ambiente, leitura, teatro, brincadeiras populares antigas, como perna de pau, pula corda, amarelinha, entre outras.
Noite do Brincar
A primeira ação deste ano será a “Noite do Brincar”, nesta sexta-feira, dia 15 de março, a partir das 18h, na Avenida Presidente Vargas. A atividade ratifica que a primeira infância é o período no qual é importante dar ênfase às ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de fortalecer as relações e a confiança através do brincar, criando memórias afetivas entre pais e filhos.
*Nas áreas de lazer dos bairros*
O GT Criança na Cidade pretende levar estas atividades também para os bairros aproximando ainda mais a comunidade local e criando cada vez mais o sentimento de pertencimento, ocupando as áreas de lazer que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura.
Nos últimos dois anos, a Prefeitura já revitalizou 13 espaços públicos à comunidade (Praça Walter Jacob Bauermann/Hollywood, no Loteamento Veneza, no bairro das Rosas, na Tico-Tico/União, Praça Leonel Brizola, Rincão dos Ilhéus, Lago Azul, Sol Nascente, Bela Vista, Praça 1º de Maio, Bela Vista. Todas com novos brinquedos (ou reformados), bancos, pintura, lixeiras e espaços de convivência. Outro projeto do GT é a criação de um grupo de escuta formado por crianças, para que a cidade seja vista através da percepção delas.
*Nas escolas*
Em 2023 a equipe gestora da Semec deu início a uma ação de potencializar os espaços externos nas escolas, a partir da escuta das crianças. Este projeto piloto foi realizado nas escolas EMEI Rincão dos Gauchinhos, EMEI Criança Feliz, EMEI Estância das Crianças e EMEF José de Alencar. A ideia é expandir este projeto para todas as escolas municipais.
_Fotos: Sandra Costa/PMEV_