Estância Velha - Neste sábado, dia 16, o município recebe novamente a unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre. A ação com a vinda do õnibus e toda estrutura, é coletar sangue para suprir a alta demanda do consumo de sangue devido os trágicos fatos no Vale do Taquari.
Estância Velha foi contemplada mais uma vez com a vinda da unidade, por consequência da grande adesão de doadores de sangue no mês de agosto, quando esta mesma infraestrutura do Hemocentro esteve na cidade.
O ônibus estará no PAC - Pavilhão de Atividades Culturais a partir das 8h. A coleta será feita por ordem de chegada com a distribuição de senhas. A capacidade máxima nesta iniciativa, para a coleta de sangue, é de 75 doadores. Não será feito nenhum tipo de agendamento prévio para o procedimento.
A previsão da equipe da Agência Transfusional do Hospital Municipal Getúlio Vargas, responsável pela ação, com apoio dos clubes de serviço Lions e Rotary, é de que a comunidade supere as expectativas.
Confira um artigo sobre a ação e a necessidade de doação de sangue, a partir da colaboração de Daiana R. Souza, enfermeira (CAPS- EV), e integrante do Lions Club local:
A escassez de Sangue no Estado do RS
(Calamidade Estadual)
Doar sangue é um gesto de solidariedade, milhares de pessoas precisam de bolsas de sangue diariamente, por diferentes motivos. O Banco de Sangue Hemorgs trabalha todos os dias para garantir bolsas de sangue mas, nem sempre isso é possível. Essa é uma realidade que vivemos atualmente. No momento, o estoque encontra-se em níveis críticos para os tipos sanguíneos de O+, O-, B-, AB-. Devido ao atendimento em mais de 40 hospitais. Em situações de contingência atende todo o Estado do RS. Segundo a OMS o ideal é que tenhamos de 3,0% a 5,0% da população de um país enquanto doadores de sangue, porém este número é de menos de 2,0% no Brasil. No Rio Grande do Sul, estamos um pouco acima da média nacional porém ainda aquém do ideal, nosso percentual é de 2,4%. Em 2020, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou restrições à doação de sangue por pessoas LGBT+, em que se ter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo no último ano era considerado um impeditivo, a partir disso pessoas LGBT+ , podem ser doadores de sangue. A nova lei nos trás a possibilidade de termos um grande número de doadores. As transfusões sanguíneas não são apenas para pacientes que já tem uma doença prévia, mas aqueles que chegam grave na porta da emergência necessitando de sangue com máxima urgência. Por tanto urge a necessidade de uma grande conscientização da população e estratégias definidoras para que possamos salvar mais vidas. Em virtude da demanda e prioridade, devido a calamidade pública instalada a nível Estadual o hemocentro dispõe de uma equipe eficaz e comprometida com a saúde da nossa comunidade. Importantes entidades, como Lions Club EV, Secretária de saúde, dentre outras privadas e filantrópicas, realizam voluntariado para doações de sangue. Por isso, a sociedade civil precisa abraçar essa causa, doando não só uma vez como periodicamente. Dia 16/09, venha doar sangue no PAC a partir das 8h, estará a disposição o ônibus da Hemocentro. Contamos com a ajuda de todos para manter o estoque do Hemocentro abastecido para que não falte nenhum tipo de assistência aos nossos irmãos do Vale do Taquari que tanto estão sofrendo!!!
Por Daiana Souza
