Estância Velha - Dando seguimento às campanhas para manter os estoques de sangue disponíveis para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, o Posto de Saúde Rincão Gaúcho está organizando mais uma etapa da campanha “Doe Vida. Sua doação salva quatro vidas”.
O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Nesta iniciativa, o movimento de mobilização dos doadores é de responsabilidade dos Postos de Saúde, conforme cronograma estipulado pela secretaria de Saúde.
Em novembro, é a vez da unidade de saúde Rincão Gaúcho é a responsável por organizar o grupo que se deslocará até o Hemocentro para realizar a doação de sangue.
Os doadores terão transporte, receberão lanche, além de atestado para o dia. A Agência Transfusional realiza o agendamento no Hemocentro e fica à disposição para esclarecimentos.
A nova etapa está agendada para o dia 21 de novembro, com saída às 7h30, do Posto de Saúde do Rincão Gaúcho.
REQUISITOS PARA SER DOADOR:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial;
BENEFÍCIO
Conforme a Lei Estadual 13.891 de Janeiro de 2012, todos os doadores regulares de sangue serão beneficiados com meia-entrada em evento cultural, esportivo e/ou de lazer, realizado em local público.