Estância Velha - Nesta sexta-feira, 8 de março, o município realiza um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião também será comemorado o aniversário de três anos do Programa Mulheres Protegidas, executado pela Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).
As equipes responsáveis apresentam ainda, o raio-x do programa até agora e os números gerais de atendimentos feitos e os resultados alcançados.
O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica.
A cidade foi a primeira do Estado a lançar o programa de proteção às mulheres e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices de violência. O Programa Mulheres Protegidas é executado pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.
A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM).
Além disso, a iniciativa é a único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.
Selo Empresa Amiga da Mulher:
No evento de sexta-feira, 8 de março, será lançado o selo “Empresa Amiga da Mulher”, com o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. O lançamento do selo é alusivo aos três anos de sucesso do Programa Mulheres Protegidas.
*O quê:* Evento comemorativo do Dia da Mulher (Programa Mulheres Protegidas)
*Quando:* sexta-feira, dia 8 de março, às 8h30
*Onde:* Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299)