Estância Velha - Com certeza um dia ainda mais especial para as crianças e familiares, além de toda a comunidade que estiveram na Praça Primeiro de Maio, no sábado, dia 6, e acompanharam a edição especial do projeto desenvolvido pelo Grupo Intersetorial de Trabalho Criança na Cidade (GTCC) para conscientizar sobre a importância da Primeira Infância.
O “Vem Brincar Tchê”, inserido na programação comemorativa pelos 66 anos de emancipação do município, presentou uma proposta múltipla, afinal, em plena Semana da Pátria e no mês dos festejos farroupilhas, a ação buscou focar a valorização da tradição gaúcha, aproximando as crianças da cultura do Rio Grande do Sul.
A programação iniciou com atividades culturais e um espaço exclusivo para bebês. Teve apresentação musical infantil e a presença da AGE e de representante dos CTGs Estância do Campo Grande, Gaudérios da Saudade, Mourão da Estância e Serigote, que estavam responsáveis também pela guarda do Fogo Simbólico da Semana da Pátria.
Entre as atrações, o destaque foi para um piquete especial para as crianças, onde elas vivenciaram de perto elementos da tradição gaúcha e conheceram mais sobre sua importância, ainda mais com a presença de crianças e adolescentes do CTGs que também apresentaram invernadas artísticas e interagiram com os presentes.
E o ambiente tradicionalista tomou conta da praça central, principalmente a partir do momento em que as churrasqueiras foram preparadas e o tradicional churrasco começou a assar. O ambiente de cultivo e amor à cultura gaúcha se estendeu até o final da tarde no arriamento das bandeiras.
Criança na Cidade
As ações são coordenadas pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade que é formado por um representante de cada secretaria e coordenado pela professora Jaqueline Hansen. O GTCC tem a responsabilidade de planejar e executar ações intersetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância. As atividades ratificam que a primeira infância é o período no qual é importante dar ênfase às ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de fortalecer as relações e a confiança através do brincar, criando memórias afetivas entre pais e filhos.
Rede Cidade das Crianças
Desde o dia 1º de julho deste ano a Prefeitura de Estância Velha faz parte da Rede Brasileira Cidade das Crianças. A partir dessa inclusão, o Município passa a integrar uma rede de 17 cidades que levam um selo especial, que celebra o compromisso da Administração em prol de políticas públicas que aproximem as crianças da cidade e valorizem o olhar da primeira infância nos planos da Prefeitura.
Urban95
Desde março de 2025, o município faz parte da Rede Urban95, iniciativa global da Fundação Van Leer que dá suporte para que cidades incluem as perspectivas de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em seu planejamento urbano, estratégias de mobilidade e programas e serviços municipais, contribuindo para a consolidação de políticas públicas que beneficiem a primeira infância. No Brasil, a iniciativa está sob a coordenação do CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular).
📷 Leila Ermel EVN
📷Richard Silva PMEV
📷 Reprodução Instagram
Comentários: