Notícias de Estância Velha e região

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
ZMulti Editora
ZMulti Editora

Especiais

NESTE SÁBADO TEM O FÓRUM ANUAL SOBRE NEURODIVERSIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

O evento evento ocorre na Casa Legislativa municipal com uma intensa programação

Leila Ermel
Por Leila Ermel
NESTE SÁBADO TEM O FÓRUM ANUAL SOBRE NEURODIVERSIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estância Velha - A Câmara Municipal de Vereadores de Estância Velha realiza neste sábado, dia 04 de outubro, o Fórum Anual sobre Neurodiversidade, com o tema "Compreender para incluir". O evento ocorre de forma presencial, no Auditório da Câmara, e também será transmitido online pelos canais oficiais da instituição.

O evento foi criado com o objetivo de ser um espaço permanente de diálogo, escuta ativa e construção de políticas públicas voltadas às pessoas neurodivergentes e suas famílias.

Conforme o projeto, a neurodiversidade é um conceito que reconhece e valoriza as variações neurológicas naturais do ser humano, incluindo condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, dispraxia, entre outras. Essas diferenças não devem ser vistas apenas sob a ótica clínica, mas compreendidas como parte da diversidade humana que merece respeito, acolhimento e inclusão.

Leia Também:

A iniciativa tem como metas fomentar o debate, a conscientização e a inclusão de pessoas neurodivergentes, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil e o público em geral para dialogar sobre cidadania, direitos e vivências relacionadas à neurodiversidade.

O evento foi criado a partir de uma proposição apresentada pelos vereadores Lucas Argentino e Edenilson Klaus, a qual foi aprovada em plenário por unanimidade em junho deste ano. A iniciativa pretende fomentar o debate, a conscientização e a inclusão de pessoas neurodivergentes, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil e a comunidade para dialogar sobre cidadania, direitos e vivências relacionadas à neurodiversidade.

Conforme o vereador Lucas Argentino, a ideia surgiu da necessidade da discussão de políticas públicas sobre neurodiversidade, percebida através de sua experiência como profissional da área da educação e pelos crescentes pedidos da comunidade por mais serviços públicos voltados para a inclusão e o respeito às diferenças neurológicas.

“Esperamos que a realização do Fórum proporcione mecanismos para a elaboração de ações que culminem com a conscientização sobre o tema e uma construção conjunta de ações e soluções que beneficiem os cidadãos neurdiversos de nossa cidade, em qualquer fase de suas vidas”, frisa.

Já para o presidente dessa Casa Legislativa, vereador Edenilson Klaus  o entendimento é que está mais do que na hora, enquanto sociedade, de se olhar a questão da neurodiversidade com a seriedade que o assunto exige. Segundo ele, conhecer o problema sob todas as óticas, tanto da família quanto da sociedade, da própria pessoa e até do Poder Público, facilita a construção de soluções duradouras. “Precisamos discutir, adquirir conhecimento e entender o que estas pessoas passam. É preciso conhecer para poder intermediar ações que possam dar autonomia e felicidade a este público e suas famílias.”

Programação do Fórum:

MANHÃ

08h30 – Recepção e Credenciamento

09h00 – Abertura Oficial do Fórum

09h15 – TED: “Neurodiversidade, compreender é incluir.” - Com a palestrante Melina Lima, psicóloga e Dra. em Psicologia Clínica, especialista em Avaliação Psicológica e Mestre em Psicologia. Tem experiência em Psicologia do Desenvolvimento e Cognitiva além de Neuropsicologia. Atua como docente e coordenadora do curso de Psicologia da Escola de Saúde da UNISINOS e como Psicóloga clínica.

09h35 – Momento Cultural

09h45 – Coffee Break

10h00 – Palestra: “Ser Autista: O que eu queria que você soubesse.” Com o Palestrante Nelson Kirst, que possui graduação e doutorado em Teologia, atuou como pastor e professor da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Em 2007, criou, e desde então dirige, a Pandorga Formação em Autismo, um setor da Associação Pandorga (São Leopoldo/RS), voltada à capacitação, à disseminação e popularização de conhecimento sobre autismo.

11h30 – Encerramento das atividades da manhã e intervalo para almoço

TARDE

13h00 – Painel: “Do diagnóstico à cidadania, caminhos para garantir
direitos.”

Mediação de Jéssica Klein: Moradora de Estância Velha, jornalista graduada pela Universidade Feevale e com 19 anos de atuação em comunicação. Mãe atípica de um menino com TEA e TDAH que é estudante da rede municipal de ensino, concilia o trabalho remoto com a rotina intensa de terapias. Atenta às mais recentes pesquisas sobre neurodiversidade, busca ampliar o diálogo sobre inclusão e escuta ativa e acredita no poder da educação afetiva e humanizada.
Painelistas:

Daiane Cristine Meirelles: Psicóloga graduada há 15 anos pela Universidade Feevale, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, especialista em TCC e Terapias Contextuais para Intervenção no TEA, especialista em Neuropsicologia, e atua há 13 anos na saúde mental pública.
Dr. Evald Elson Grosse Rodrigues: Defensor público estadual atuante na Comarca de Estância Velha, onde presta assistência jurídica integral e gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, social ou jurídica, defendendoos direitos humanos e promovendo o acesso à justiça em favor dos cidadãos.
Zuleika Janaina Baum: Pedagoga, Neuropsicopedagoga clínica, Psicopedagoga clínica e institucional, Psicomotricista, Atendente Terapeutica A.T. e especializada em Educação Especial, além de Palestrante.14h00 – Momento Cultural14h10 – Painel: “Onde estamos e para onde devemos ir.”

 

Painelistas:

Mediação de Jéssica Klein: Moradora de Estância Velha, jornalista graduada pela Universidade Feevale e com 19 anos de atuação em comunicação. Mãe atípica de um menino com TEA e TDAH que é estudante da rede municipal de ensino, concilia o trabalho remoto com a rotina intensa de terapias. Atenta às mais recentes pesquisas sobre neurodiversidade, busca ampliar o diálogo sobre inclusão e escuta ativa e acredita no poder da educação afetiva e humanizada.
Painelistas:

Kélen Calgaroto: Pedagoga, professora concursada e já teve passagens pela coordenação pedagógica e direção de escola. Paralelamente, atua há 3 anos na APAE e é sócia fundadora da APAPDEV - Associação de Pais e Apoiadores das Pessoas com Deficiência de EV, onde exerce a função de Secretária, além de ser professora do AEE - Atendimento Educacional Especializado.
Muriel Goulart Conceição: Pedagoga, especializada em Psicopedagogia, Tutoria de Educação à Distância e Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Análise do Comportamento Aplicada. Atua como psicopedagoga clínica e coordenadora pedagógica da APAE de Estância Velha e como professora
de atendimento educacional especializado no Colégio Santa Catarina de Novo Hamburgo, além de seu consultório de psicopedagogia, também na cidade vizinha.
Rosane Pereira Becker: Pedagoga, com especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Teoria Psicanalítica e Deficiência Intelectual. É professora concursada de Estância Velha e compõe a equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de nossa cidade como Coordenadora do Núcleo de Apoio Educacional - NAE.
Mariana Sarmento: Estanciense, psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica, especialista em alfabetização e letramento e método ABA - Análise do Comportamento Aplicada. Efetiva atendimentos especializados na cidade para além de laudos, buscando a entrega de contexto, compreensão e caminhos.
Carla Hedler: Estanciense e atua há 15 anos trabalhando na área da infância e juventude como conselheira tutelar. Representa o colegiado do Conselho no Gabinete de Gestão Integrada Municipal - (GGI-M), e possui formação em noções de direito penal para conselheiros tutelares, efetivada por especialista em direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

15h10 – Encerramento

O Fórum representa um importante passo para a construção de uma sociedade mais justa, empática e inclusiva e a Câmara Municipal de Estância Velha convida a todos para fazer parte desta transformação.

 

Comentários:
Leila Ermel

Publicado por:

Leila Ermel

Mãe e jornalista especializada em Estância Velha e Ivoti.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )