Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouquinho sobre a avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagogica. Para muitas famílias ainda é um processo novo, mas saibem que de grande importância para o seu pequeno. Segue aqui o passo a passo!
1- Entrevista inicial
Geralmente é uma sessão mais curta, onde escuto a queixa da família e explico e mostro o processo avaliativo (ficha de pagamento, contrato, dias, horários e valores). Os responsáveis podem ou não iniciar a avaliação após entrevista.
2- Anamnese e assinatura do contrato
É realizada com os responsáveis, afim de obter informações detalhadas sobre o desenvolvimento do paciente.
3- Observação e entrevista com professor
Vou na escola antes mesmo da criança me conhecer, evitando assim constrangimentos e/ou preconceitos. Naquele momento sou apenas uma estagiária que veio visitar a sala de aula.
4- Sessão lúdica com a criança
Utilizamos uma caixa cheia de materiais onde podemos observar as preferências, dificuldades e habilidades.
Partindo dessas avaliações, faço um plano avaliativo. Onde detalho quais os protocolos que serão utilizados e em quais datas.
Então se ficou com dúvidas, se você tem o encaminhando da escola ou percebe que seu filho pode desenvolver mais, entre em contato comigo!
Um forte abraço, Mari Sarmento