O mês está chegando ao fim, mas o Outubro Rosa segue firme e com propósito de conscientizar as mulheres sobre a importância da saúde, da prevenção, do autoexame, do diagnóstico precoce e das possibilidade de cura contra o câncer, mais especificamente o de mama e do colo uterino.
Em Estância Velha vários segmentos e setores da comunidade estão realizando atividades, decoração, engajamento e ações de alerta e de conscientização.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer tem feito várias parcerias, palestras e bate-papos em empresas, eventos e locais aos quais é convidada. No decorrer deste Outubro Rosa também ofertaria 50 mamografia para a Secretaria de Saúde poder agilizar a espera das pacientes pelo exame.
A Liga realiza um trabalho voluntário e intenso de apoio aos pacientes oncológicos e suas famílias, mas o mais importante é a preocupação em doar experiências e orientações em prol da prevenção, em ajudar as pessoas a se cuidarem, procurarem diagnóstico médico quando detectarem algo não normal e a buscarem apoio e auxílio quando tiverem que enfrentar a doença.
Os postos de saúde locais, empresas e empreendimentos gerais, influenciadores, enfim, muitas pessoas da comunidade estão engajadas nesta causa importante. Detectar o câncer de mama depende muito do autoexame, de manter o nosso amor próprio, a nossa autoestima e dar atenção para nós mesmos.
Que o Outubro Rosa deixei mais uma vez bons resultados e a lição de que precisamos nos cuidar durante todos os dias.
Saúde a todos nós. E que já estejamos preparados para o Novembro Azul, momento de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata.

Equipe do Senai IST Couro e Meio Ambiente
