Rio Grande do Sul - O Estado, a cultura e a cultura e literatura nacional tiveram uma notícia triste neste dia 30 de agosto. Conforme noticiado pela imprensa e por portais de comunicação como o G1, que divulgou:
"O escritor Luis Fernando Verissimo morreu aos 88 anos, na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto. A causa da morte foi complicações decorrentes de uma pneumonia, informou a instituição.
Verissimo tinha Parkinson e problemas cardíacos – em 2016, implantou um marcapasso. Em 2021, o escritor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação.
O escritor deixa a mulher, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos.
A despedida ocorrerá no Salão Nobre Julio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do RS.
Corpo do escritor Luis Fernando Verissimo é velado na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre
Cerimônia é aberta ao público. Autor de 88 anos estava hospitalizado há cerca de três semanas e morreu por complicações decorrentes de uma pneumonia.
O corpo do escritor Luis Fernando Verissimo é velado, neste sábado (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Familiares, amigos e admiradores começaram a chegar ao Salão Júlio de Castilhos por volta das 11h30 para prestar as últimas homenagens.
A despedida é aberta ao público e deve se estender até às 16h45. Em seguida, haverá o sepultamento do corpo, em cerimônia restrita aos familiares.
O autor tinha 88 anos e não resistiu às complicações causadas por um quadro de pneumonia. Ele estava internado desde 11 de maio e morreu por volta de 0h40, segundo o Hospital Moinhos de Vento.
Verissimo tinha Parkinson e problemas cardíacos – em 2016, implantou um marcapasso. Em 2021, o escritor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação.
Vida e obra
Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Viveu parte da infância nos Estados Unidos porque o pai, o escritor Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como "O Tempo e o Vento", dava aulas de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland.
A carreira começou no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde começou como revisor em 1966. No Rio de Janeiro, trabalhou como tradutor.
O primeiro livro, "O Popular", foi publicado em 1973. Ao todo, Verissimo teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos."
Fonte: G1
📷 Bruno Veiga/ Divulgação
Comentários: