Estância Velha - Um assunto fundamental, necessário e mais do que urgente. Sim, a Neurodiversidade e a real inclusão precisa ser esclarecida e praticada em todos os segmentos da sociedade. E a Câmara Municipal de Vereadores realizará, no dia 04 de outubro, o Fórum Anual sobre Neurodiversidade com o tema "Compreender para incluir".
O evento ocorrerá de forma presencial no auditório da Casa Legislativa Municipal e também será transmitido ao vivo, pelo perfil no Facebook.
O Fórum da Neurodiversidade foi criado a partir de uma proposição apresentada pelos vereadores Lucas Argentino e Edenilson Klaus , que foi aprovada em plenário por unanimidade em junho deste ano.
A ação pretende fomentar o debate, a conscientização e a inclusão de pessoas neurodivergentes, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil e a comunidade para dialogar sobre cidadania, direitos e vivências relacionadas à neurodiversidade.
Conforme Lucas Argentino, a ideia surgiu da necessidade da discussão de políticas públicas sobre neurodiversidade, percebida através de sua experiência como profissional da área da educação e pelos crescentes pedidos da comunidade por mais serviços públicos voltados para a inclusão e o respeito às diferenças neurológicas. “Esperamos que a realização do Fórum proporcione mecanismos para a elaboração de ações que culminem com a conscientização sobre o tema e uma construção conjunta de ações e soluções que beneficiem os cidadãos neurodiversos de nossa cidade, em qualquer fase de suas vidas”, frisa.
Já para o presidente da Câmara, Edenilson Klaus, o entendimento é que está mais do que na hora, enquanto sociedade, de se olhar a questão da neurodiversidade com a seriedade que o assunto exige. Segundo ele, conhecer o problema sob todas as óticas, tanto da família quanto da sociedade, da própria pessoa e até do Poder Público, facilita a construção de soluções duradouras. “Precisamos discutir, adquirir conhecimento e entender o que estas pessoas passam. É preciso conhecer para poder intermediar ações que possam dar autonomia e felicidade a este público e suas famílias.”
A participação será gratuita e aberta ao público, com emissão de certificados aos participantes, que para além de fins comprobatórios da participação cidadã, poderá ser utilizado por estudantes de Ensino Superior de diversas áreas para fins de registro e validação de horas complementares em seus respectivos cursos. As inscrições serão feitas de forma online e iniciam no dia 01 de setembro.
Programação:
MANHÃ
• 08h30 – Recepção e Credenciamento.
• 09h00 – Abertura Oficial do Fórum.
• 09h15 – TED: “Neurodiversidade, compreender é incluir.”
• 09h35 – Momento Cultural
• 09h45 – Coffee Break
• 10h00 – Palestra: “Ser Autista: O que eu queria que você soubesse.”
• 11h30 – Encerramento das atividades da manhã e intervalo para almoço.
TARDE
• 13h00 – Painel: “Do diagnóstico à cidadania, caminhos para garantir direitos.”
• 14h00 – Momento Cultural
• 14h10 – Painel: “Onde estamos e para onde devemos ir.”
• 15h10 – Encerramento.
O Fórum representa um importante passo para a construção de uma sociedade mais justa, empática e inclusiva.
📷 CMEV
Comentários: